MELANCIA (Xi Gua)

Não sei vocês, mas quando penso numa melancia sou inundada por uma sensação de frescor, de uma alegria leve como as férias de verão perto de um lugar abundante em água e doçura. É também uma fruta que leva embora, sem esforço, toda minha seriedade. Quem já fechou os olhos com gosto ao morder uma melancia, e viu esse prazer transbordar pela boca numa lambança desajeitada e feliz, entende bem que a plenitude mora em momentos assim, alheios ao tempo e a etiqueta. Por longos anos consumi essa fruta por gosto e afeto. Por sempre me atrair o fato de algo vermelho-chama servir para aplacar a sede. A água e o fogo em um único elemento, como exemplo genuíno de que a harmonia entre as diferenças pode criar algo maravilhoso. Porém, quando inicie os estudos na Medicina Tradicional Chinesa, esse universo afetuoso se expandiu, e seu consumo ganhou também um viés ecológico e medicinal. Descobri que nada na melancia se descarta, e que cada pedacinho dela tem uma função na natureza do corpo e da terra. A polpa vermelha tem propriedades refrescantes que limpam o calor e reforçam o yin, nutre os fluidos corporais ao mesmo tempo que ajuda a promover a micção e auxilia a regular a pressão arterial. A melancia também tem um leve efeito calmante sobre o espírito, ajudando a aquietar o coração. Atua especialmente nos meridianos do Coração, Estômago e Bexiga. Suas sementes tão mal quistas, na verdade, são pequenas jóias pretas repletas de potássio, fibras, proteínas, vitamina A e C, cálcio, ferro e magnésio. Sabe aquela parte verdinha da casca? Também não vai para o lixo! Quando seca vira um potente chá diurético, hipotensivo, e relaxante =) A melancia é uma fruta incrível, mas fique de olho na forma que você a consome. Nos dias muito quentes nossa reação é buscar alimentos gelados, mas o corpo deve se harmonizar com o calor do verão. Ir radicalmente na direção oposta pode desequilibrar o sistema digestivo portanto, ao invés de beber e comer coisas geladas, experimente alimentos que tenham a natureza “fria”, ou seja, que mesmo em temperatura ambiente conseguem refrescar e hidratar o corpo, como hortelã, melão, melancia, pepino, água de coco e etc.

Aos que já possuem uma digestão lenta, com gases e inchaços, desfrute da melancia com moderação. Na medicina chinesa, entende-se que alimentos crus e de natureza fria são de difícil digestão. A fruta por si só já é deliciosa e medicinal, mas deixo aqui algumas receitas para vocês ampliarem o universo dos sabores e aproveitar tudo o que ela pode oferecer!

Vamos as receitas?


SUCO DE MELANCIA E GOJI BERRY


Ingredientes:


- 2 fatias generosas de melancia - 2 colheres de sopa de goji berry desidratado - Meio copo de água

Preparo:

1. Deixe o goji berry hidratando na água por 15 min.

2. Descarte a água e bata no liquidificador a melancia picada e o goji.

3. De preferência, consuma o suco logo após ser feito, e sem coar.

Dica: No caso de digestão lenta, experimente adicionar gengibre, e se você sofra de queimação estomacal experimente adicionar hortelã. Para tonificar o sangue adicione beterraba.

SEMENTE DE MELANCIA ASSADA

Ingredientes:

- 1 xícara de sementes de melancia cru - Sal e azeite

Preparo:

1. Lave bem as sementes. Depois de higienizadas, espalhe-as num pano limpo ou papel toalha e deixe secar bem.

2. Salpique sobre as sementes já secas um pouco de sal e um fiozinho de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 15 min, mexendo na metade do tempo.

3. Pode ser consumida sozinha, com um mix de sementes ou na finalização de saladas e caldos

Dica: Para aumentar a absorção do ferro presente na semente adicione algumas gotinhas de limão ou consuma junto com frutas que contém vitamina C

SALADA COM MELANCIA

Ingredientes:

- 1 xícara de tomate maduro em cubos ou tomate cereja cortado ao meio - 2 xícaras de melancia em cubos (*você pode utilizar a parte branca da casca também) - 1 pepino em cubos - ¼ xícara de castanhas (opcional) - 1 colher de hortelã fresca picada - 1 colher de manjericão fresco picado

*Parte branca: Tire a parte verde escuro da casca, corte em tirar e polvilhe sal por cima. Misture bem e deixe descansar por 30 min. Depois esprema as tiras tirando o excesso de água. Corte-as em cubos e reserve

Preparo:

Mistures as ervas frescas picadas com a melancia, o tomate e o pepino. Tempere com sal, pimenta do reino e limão ou vinagre balsâmico.

Dica: Aqui a criatividade é livre. Essa salada também fica ótima com rabanete, queijo branco, cebola roxa...

CHÁ DE SEMENTE DE MELACIA

Ingredientes:

- Sementes de melancia para moer

- 500ml de água filtrada


Preparo:

Esmague com m pilão ou triturar no liquidificador as sementes secas depois adicione 2 colheres de chá desse pó em 500 ml de água e por 15 min. Desligue o fogo e deixe o chá descansando por mais 15 min. Coe e tome. A saúde dos rins, a pele e a fertilidade agradecem :)

Dica: Caso o sabor não te agrade, experimente adicionar suco de melancia depois do chá esfriar ou outra erva como cidreira, ou mesmo limão com mel (pouquinho, hein)

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE